Airbus patenteia cabine de piloto sem janelas para aviões

Fonte: exame.com.br Tecnologia - 09/07/2014

airbus

São Paulo – A Airbus patenteou nos Estados Unidos um novo tipo de cabine de avião. Na estrutura, as janelas dão lugar a painéis eletrônicos de visualização.

De acordo com a Airbus, a razão para a mudança é o fato do vidro usado na janelas da cabine influenciar negativamente na estrutura e aerodinâmica do avião.

“Uma superfície envidraçada tão pesada quanto esta requer numerosos reforços estruturais para ser posta no lugar, o que aumenta ainda mais a massa da aeronave”, afirmam os criadores Jason Zaneboni e Bruno Saint-Jalmes no texto da patente.

Nova cabine

Segundo a Airbus, a nova cabine poderia estar localizada em diversos pontos do avião – como cauda e bagageiro.

Nela, telas e projeções proporcionariam ao piloto uma visualização completa do que está em torno da aeronave e forneceriam a ele ferramentas para pilotar.

“O objetivo dessa versão é imergir o piloto em um universo tri-dimensional, no centro da ação”, afirmam os criadores. De acordo com eles, a novidade não traria apenas consequências técnicas, mas também financeiras.

“A invenção permite o aumento da carga útil da aeronave e a melhora de seu resultado operacional para a empresa de aviação”, afirma o texto da patente. Em outras palavras, isso representa um maior retorno financeiro para a companhia que opera o avião.

Embora tenha patenteado o projeto, a Airbus ainda não tem previsão de quando testará a novidade em alguma de suas aeronaves. Por isso, o avião sem janelas na cabine ainda deve demorar a decolar.