Google registra patente para evitar distrações com dispositivos durante a direção

id148810_1

A Google pode ter feito já diversos avanços no desenvolvimento da futura tecnologia carros autônomos, mas isso não significa que eles não continuem sempre tentando encontrar novas e melhores soluções para o transito moderno. Uma patente recentemente publicado pela USPTO revela um conceito para uma ferramenta no carro que usa os movimentos do seu celular ou wearable para trabalhar, quer você seja o condutor ou passageiro.

Os principais motivos da Google para criar esta patente são a garantia da segurança rodoviária. Sabemos que muitos usuários querem acessar diversos recursos de seus telefones, tablets e etc, enqunato estão dirigindo. Sabemos também que diversas interações com esses dispositivos não são seguras e / ou são ilegais. A ideia é usar uma combinação de sensores de localização, e sensores de movimento para desativar certas funções em seus aparelhos.

O registro explica que o dispositivo pode utilizar sensores para detectar, em primeiro lugar o movimento do carro, e conferir se determinado aplicativo pode ser utilizável ou não. Mais importante do que isso é a capacidade de detectar quem é o motorista, é ele quem precisa efetivamente resguardar sua atenção e de fato isso é captado pelos sensores de movimento, um motorista tem de girar o volante, mexer com a marcha ou com o feio de e outra série de movimentos associados à condução de um veículo.

A ideia com a patente é ter um wearable ou celular que detecta esses tipos de movimentos, transmitindo as informações para que seus dispositivos restrinjam certas funções, como mensagens de texto ou navegação na web.

Tal como acontece com qualquer lista de patentes, é importante notar que ela não garante necessariamente que o Google irá construir e lançar esta ferramenta ao público. Portanto, não tenha muitas esperanças ainda, especialmente sendo algo que tira, toma o controle do usuário.

Fonte: Tudo Celular