Justiça manda Zara tirar símbolo parecido com marca de concorrente de vitrines.

Fonte: O GLOBO – 18/4/2012

Imagens de raios lembram logomarca da marca Zoomp.

Multa diária pode chegar a R$ 5 mil por estabelecimento irregular.

A 3ª Vara Cível de Barueri, do Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu que a loja Zara terá de retirar de todas as suas vitrines brasileiras as imagens de raios, que lembram a logomarca da marca Zoomp. O juiz Raul de Aguiar Ribeiro Filho considerou justa a denúncia apresentada pela grife de jeans, que surgiu nos anos 1970. Caso desrespeite a ordem, a Zara poderá pagar multa diária de até R$ 5 mil por estabelecimento irregular.

A Zara informou, por meio da assessoria de imprensa, que já está cumprindo a determinação judicial e que o adesivo colocado nas vitrines foi retirado das lojas. A direção da empresa diz que não teve a intenção de fazer alusão à marca da concorrente.

Carlos Valmer, membro do comitê gestor da Zoomp, afirmou que o resultado da ação está de acordo com a expectativa da marca. Segundo ele, o raio — “criado para sintetizar o poder e a inovação” — é utilizado como elemento visual da grife há 37 anos, e a empresa “não poderia se descuidar de algo tão importante”.

Líder de mercado entre as classes A e B até o início dos anos 2000, a Zoomp está presente em todas as regiões brasileiras e abastece atualmente duas lojas próprias, quatro outlets, quatro franquias e 600 multimarcas.