Lamborghini Urus aparece em patente brasileira

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O Lamborghini Urus já teve a produção confirmada pelo fabricante e o conceito com quase três anos de idade. As formas ousadas prometem não ficar datadas, enquanto satisfazem o típico cliente do fabricante, que adora o exotismo do atual estilo origami da marca. E prometem ser mantidas em boa parte no modelo de produção. Lá fora, o carro já foi flagrado em patentes industriais, mas é curioso ter encontrado os registros no próprio Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Embora pareça o carro de produção, cuja revelação se dará até 2016, o Urus registrado é o mesmo conceito (abaixo), que conta com retrovisores por câmeras – ponto que será trocado por espelhos convencionais na versão de série. O registro garante a propriedade intelectual e costuma ser feito em todos os mercados onde o carro será vendido ou onde o fabricante está estabelecido. Isso não confirma a sua comercialização no Brasil, embora a chegada seja prevista para até 2018.

A arquitetura é a mesma que serve a outros grandalhões do grupo VW, tais como os novos Audi Q7 e Bentley Bentayga, sem falar no concorrente Porsche Cayenne. Como se trata de um Lamborghini, o que implica na necessidade de desempenho superlativo e muita tecnologia, apenas a base será reaproveitada. As peças da carroceria e parte da estrutura vão se vale de fibra de carbono, como no Aventador. Ou seja, pode esperar por um preço mais para Bentley do que para Porsche.

Então, será que o Urus poderá ser considerado o primeiro super-utilitário-esportivo? O Bentayga foi o primeiro a romper a barreira dos 300 km/h, mas ele recorre a um motor com a potência de Angra 3 para fazer isso – o 6.0 W12 precisa gerar 608 cv e 91,7 kgfm de torque. O próprio Cayenne não passa dos 284 km/h na versão Turbo S de 570 cv. O Lambo será mais leve e terá motor igualmente apimentado, então podemos esperar bem mais do que isso de velocidade máxima, enquanto a tração integral se encarregará de jogar todo o poderio no asfalto ou terra para fazer um zero a 100 km/h abaixo dos 4,5 segundos.

Curiosamente, o mercado de utilitários de ultra luxo apenas cresce. Afora o já lançado Bentayga, a Rolls-Royce (que pertence ao grupo BMW) também confirmou o seu SUV Cullinan para 2018. E a Land Rover, que iniciou esse papo de jipão luxuoso com o Range Rover, vai lançar até lá um novo modelo criado sobre o seu clássico Vogue – o preço no Brasil será acima de R$ 1 milhão. Só não falamos que será uma luta na lama porquê, convenhamos, esses jipões não deverão ser usados assim.