Salões em Paris geram bons negócios para marcas brasileiras

De 2 a 5 de outubro, dez empresas participantes do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estiveram em Paris para participar de três diferentes salões internacionais. Alessa, Egrey, Fabiana Milazzo, Helô Rocha, Apartamento 03, Patricia Motta, Patricia Bonaldi e Pat Bo marcaram presença na Tranoï. Já Anamaria Couture esteve na Vendôme Luxury, enquanto Gabrielab participou, pela primeira vez, da Capsule.

Juntas, as marcas fecharam negócios no valor de USD 342,5 mil, com expectativas de USD 2,3 milhões para os próximos doze meses. Ao todo, 224 contatos foram realizados com compradores de países como Itália, China, Islândia, Suíça, Dubai, Inglaterra, Espanha, Reino Unido, Arábia Saudita e Japão.

Essa foi a primeira Capsule de Gabriela Braga, estilista da Gabrielab. “Fiz ótimos contatos com clientes e minha coleção chamou bastante a atenção de buyers italianos e chineses, que gostaram muito das estampas exclusivas”, afirma. Grande parte dos showrooms e feiras ocorrem no mesmo período da semana de moda de Paris, atraindo para a capital francesa os mais variados profissionais do setor. Por terem que comparecer a diversos eventos em um curto espaço de tempo, o contato entre marca e varejista é feito muito rápido. “Às vezes dá a impressão de que a pessoa não está muito interessada, mas logo em seguida ela volta e faz um pedido. Esse timing é algo que estou aprendendo agora”, relata a estilista. “Foi uma experiência necessária e ótima. Dava frio na barriga e um sorriso no rosto, ao mesmo tempo”, encerra, animada.

As próximas edições das feiras estão marcadas para a primeira semana de março de 2016.